Informação

Vinho: Escolha pelo rótulo!

Vinho: Escolha pelo rótulo!

Napoleão disse que o vinho é “merecido nas vitórias e necessário nas derrotas”.
Eu assino embaixo. E que ótimo momento para celebrar as conquistas ou refletir os equívocos, tomando uma bela taça de vinho, não?
Eu não sei por que no fim do ano tem tanta gente falando de uva passa, se uva fermentada é muito melhor.

O vinho nesta época do ano costuma ter mais espaço na mesa dos brasileiros. No Natal, tintos coloriram a mesa da ceia. No Réveillon, os espumantes chegam elegantes para anunciar o início de um novo ciclo.
Por aqui teremos tempo de conversar sobre os mais diversos vinhos e de como eles podem estar presentes na sua vida em todas as ocasiões do ano, de maneira leve, gostosa e sem gastar muito. Este é um convite que eu vou reforçar posteriormente, mas por ora, voltemos às comemorações que fecham 2023.

Outro dia no supermercado, encontrei com um casal de conhecidos que estava na sessão de vinhos, escolhendo alguns vinhos espumantes para uma confraternização em família. Como não tinham muito conhecimento sobre o assunto, estavam escolhendo pelo rótulo mesmo. Nada mais justo, né? Que outro tipo de referência poderia ser utilizada naquela situação?
Pois bem, hoje, de maneira muito resumida, eu também quero te dar uma dica para escolher pelo rótulo os espumantes da sua festa de final de ano. Não o rótulo mais bonito, mas o que combina mais com o seu paladar.

Para não se arrepender da compra, uma informação é crucial: O tipo de bebida que você mais gosta. Por mais que você não seja um bebedor assíduo de vinhos, vai saber dizer se prefere bebidas mais doces, mais amargas, mais alcóolicas ou mais leves, certo?
Você já tem a chave. Os vinhos espumantes seguem uma ordem de classificação de acordo com a quantidade de açúcar na bebida. O que eu vou te passar agora é a lista de nomes que você fatalmente encontrará nos rótulos. Tenha em mente que estamos começando do mais doce para o mais seco. Aqui vai: Moscatel, Demi-sec, Brut, Extra Brut, Nature. O Moscatel é bem docinho, tranquilo de tomar. O Nature é bem seco e intragável para quem não tem costume. Entre os dois, algumas opções mais e menos doces. É só escolher a que melhor combina com você e partir para o brinde.

Deixe um resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *