Informação

Sudoku – Um passatempo de lógica e raciocínio

Sudoku – Um passatempo de lógica e raciocínio

Se você está lendo esse texto é porque deve estar logado no instagram em seu smartphone.

Mas não há mal nenhum nisso. Continue por aqui pois a tecnologia e a cultura de outros povos conversam muito bem entre si e o Celebra Goiás vai te contar.

Existe em japonês a seguinte frase “wa dokushin ni kagiru”, que significa “os números têm que ser únicos”. De forma simplificada nasceu a expressão: “sudoku” que se refere a um passatempo numérico de instruções bem simples, que exige lógica e raciocínio para a resolução. E apesar do nome em japonês, a invenção é creditada ao matemático suíço Leonhard Euler que criou no século 18 o que ficou conhecido como “quadrados latinos”.

E a brincadeira é simples: preencher uma grade de nove quadrados na horizontal por nove quadrados na vertical de modo que, em cada linha, em cada coluna e em cada quadrado maior, haja números de um a nove sem repetir nenhum deles. Esse formato se tornou conhecido quando começou a ser publicado em revistas nos EUA, na década de 1970.

Depois que o neozelandês Wayne Gould conheceu o passatempo e desenvolveu um programa de computador para o jogo que foi lançado em 2004, suas criações do sudoku passaram a ser publicadas diariamente pelo jornal The Times e aí o mundo passou a copiar aquele monte de quadrados que roubam nossa atenção e melhoram nossas performances de memória e raciocínio lógico.

Se você ainda não conhece o sudoku, sugiro que corra até uma banca de revistas e compre um livreto para você.

Mas, se mesmo que esteja curioso(a) com o sudoku, você não quer largar o smartphone, é só baixar o jogo. Existem vários aplicativos de graça na internet. Experimente!

Redação: Celebra Goiás
Foto: Banco de Imagens

Deixe um resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *