O penúltimo mês do ano é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata e por esse motivo prédios e monumentos são iluminados com a cor azul.
O dia 17 de novembro foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008 e desde então todos os anos o assunto ganha destaque, afinal, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.
Um dos desafios no combate à doença é fazer o diagnóstico precoce, já que homens vão menos ao médico do que mulheres. De olho nessa situação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria o Novembrinho Azul, programa destinado a alertar meninos de até 15 anos sobre os cuidados com a saúde na vida adulta.
A agora Lei foi iniciativa do deputado federal Dr. Zacharias Calil (UB-GO) e prevê debates e campanhas de conscientização sobre a prevenção de doenças.
Para adultos ou crianças, o cuidado com a saúde precisa acontecer durante todos os meses do ano e em todas as idades da vida.
Mantenha suas consultas em dia e se perceber alguma alteração no seu corpo, procure um médico. O SUS é gratuito e universal.
Foto: Banco de imagens
Redação: Celebra Goiás