Informação

Sabe como Nossa Senhora Aparecida alçou o posto de padroeira do Brasil?

Sabe como Nossa Senhora Aparecida alçou o posto de padroeira do Brasil?

A história de como a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717 por pescadores no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, tornou-se parte do cotidiano de católicos e não católicos desde que ela tornou-se a Padroeira do Brasil.

Mas você sabe como ela foi alçada a esse posto?
Primeiro foi uma promessa de Dom Pedro I de torná-la padroeira do país caso ela o ajudasse a ser o governador de um Brasil independente.

Depois foi a vez da Princesa Isabel que pediu proteção em sua gravidez. Com o milagre de três herdeiros passou a proclamar este e outros milagres da santa.

A pressão das arquidioceses do Rio de Janeiro e São Paulo ajudaram no reconhecimento. Sai São Pedro de Alcântara e entra Nossa Senhora Aparecida oficialmente padroeira do Brasil em 16 de julho de 1930 devido a um decreto do Papa Pio XI.

A escolha da data, 12 de outubro, aconteceu bem mais tarde e se deu em razão de ser o mesmo dia em que Cristóvão Colombo aportou no continente americano e o dia em que Dom Pedro I foi coroado.

Padroeiros do Brasil
Você sabia que além da Padroeira do Brasil, cada estado tem um padroeiro ou padroeira?

Com exceção do Rio Grande do Norte que tem os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu e do Rio Grande do Sul que tem Nossa Senhora Medianeira e São Pedro como padroeiros, os outros 25 estados têm apenas 1 nome lembrado em data específica e a maioria remete a mãe de Jesus, Maria, que é conhecida mundo afora como Nossa Senhora.

A escolha do nome também é influenciada pelo lugar que ela apareceu, a causa pela qual está ligada ou até mesmo pela devoção das pessoas naquele local.

Conheça alguns padroeiros dos estados brasileiros

  • Acre: Nossa Senhora da Seringueira do Acre
  • Goiás: Sant’Ana
  • Paraíba: Nossa Senhora das Neves
  • Santa Catarina: Santa Catarina de Alexandria
  • São Paulo: São Paulo Apóstolo
  • Tocantins: Nossa Senhora da Natividade

Foto: Banco de imagens
Redação: Celebra Goiás

Deixe um resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *