Pouco antes da Primavera chegar, o canto das cigarras anuncia que as chuvas estão chegando. Era o que você pensava?
Na verdade, esses animais do grupo dos artrópodes, mais precisamente do grupo dos insetos, nada tem a ver com o ciclo das chuvas e sim da própria reprodução.
É que o período do acasalamento das cigarras coincide com as épocas mais quentes e chuvosas do ano, a Primavera e o Verão.
Esse som estridente que pode alcançar 120 decibéis e que você ouve a uma longa distância vêm dos machos que têm órgãos no abdômen chamados timbais.
O movimento muscular de puxar e empurrar esses órgãos produz o som que atrai as cigarras fêmeas, que também produzem som, mas não tão alto quanto o dos machos para o acasalamento.
Elas depositam os ovos em rachaduras nos caules de plantas hospedeiras para dali em diante eles eclodirem e o ciclo da vida se repetir.
Existem estudos que comprovam a existência de cigarras de 3 até 17 anos. Elas se alimentam basicamente da seiva das raízes.
Ah…e só para constar: quando você ouvir uma cigarra macho cantar de forma estridente e depois se deparar com um corpo seco, não se preocupe, ela não cantou até explodir. Ela simplesmente abandonou seu esqueleto externo para ganhar outra estrutura corporal com asas.
Foto: Banco de imagens
Redação: Celebra Goiás