Da alimentação ao jeito de vestir e falar, o estado de Goiás é uma rica mistura de influências de vários povos, como índios, portugueses e africanos.
O catolicismo também muito presente em toda essa formação fica evidente nas manifestações culturais do nosso povo.
O Celebra Goiás, que não tem esse nome à toa, separou para você algumas dessas festas para você conhecer, participar e celebrar.
Procissão do Fogaréu: Há 278 anos uma das cerimônias mais tradicionais do estado de Goiás é celebrada durante a Quinta-feira Santa, na cidade de Goiás, encenando a prisão de Jesus Cristo com início às 00h.
Cavalhadas: as inspirações para o evento vêm de Portugal e Espanha. No evento encena-se uma guerra religiosa entre mouros e cristãos.
A festa ainda conta com a dança de Catira e culinária regional. O primeiro registro do evento em Goiás data de 1751 na cidade de Santa Luzia, hoje chamada de Luziânia.
Romaria de Muquém: dos dias 5 a 15 de agosto de cada ano, em Niquelândia, os devotos de Nossa Senhora da Abadia do Muquém celebram aquela que realizou uma série de milagres ajudando escravos que conseguiram escapar com vida do quilombo.
Como forma de agradecimento ergueram uma capela no local.
Congada: realizada em Catalão desde 1876, a festa brasileira é uma celebração de escravos semi-libertos que chegaram à Vila Catalão para trabalhar nas lavouras de café.
Com eles trouxeram suas crenças, costumes e o louvor a Nossa Senhora do Rosário. A congada mistura o catolicismo e os ritos africanos.
É realizada na última sexta-feira de setembro ao segundo domingo de outubro.
Existem muitos outros eventos que marcam não só o calendário cultural goiano, mas a vida e história deste povo.
Além das festas citadas acima, ainda temos o Canto da Primavera e Festa do Divino Espírito Santo, ambos em Pirenópolis; FICA na cidade de Goiás; Festival de Nova Veneza, em Nova Veneza; Exposição Agropecuária do estado de Goiás, em Goiânia e Folia de Reis.
Foto: Divulgação
Redação: Celebra Goiás