O Dia Internacional da Mulher tem origens profundas na luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho, especialmente no final do século XIX.
As manifestações começaram nos Estados Unidos e na Europa, contra jornadas de trabalho exaustivas, baixos salários e discriminação de gênero.
Em 1908, trabalhadoras da Triangle Shirtwaist Company fizeram greve por melhores condições. No ano seguinte, ocorreu o primeiro Dia da Mulher, em 28 de fevereiro de 1909. A proposta de uma data dedicada às mulheres foi feita durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em 1910.
O primeiro Dia Internacional das Mulheres foi celebrado em 19 de março de 1911, e em 1917, a data foi marcada pela manifestação de mulheres russas por melhores condições durante a Primeira Guerra Mundial, dando origem ao “Pão e Paz”.
Apesar das manifestações, a data foi esquecida por um tempo e só foi reconhecida oficialmente pela ONU em 1975, com o movimento feminista ganhando força nos anos 60.
O Dia Internacional da Mulher continua sendo uma ocasião para refletir sobre as conquistas das mulheres, destacar as desigualdades que ainda persistem e renovar o compromisso com a luta pela igualdade e justiça para todas. É uma celebração da resiliência, da coragem e da determinação das mulheres ao redor do mundo.
Então há você mulher, parabéns pelo seu dia!