O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho no Brasil, é uma data repleta de amor, romance e surpresas especiais para casais de todas as idades. Mas você sabia que há algumas curiosidades e fatos interessantes sobre essa data que pouca gente conhece?
Por exemplo:
Enquanto a maioria dos países celebra o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, no famoso Dia de São Valentim, o Brasil comemora a data em 12 de junho. O motivo? Um toque de estratégia comercial!
A data foi escolhida na década de 1940 pelo publicitário João Doria (pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.) a pedido da loja de departamentos Clipper.
A ideia era aquecer as vendas em junho, que tradicionalmente é um mês de baixo movimento no comércio. E deu certo! A escolha do dia 12 foi estratégica por ser a véspera do Dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro.
E falando em Santo Antônio, ele é conhecido como o santo casamenteiro no Brasil. Muitas pessoas fazem simpatias e orações para Santo Antônio, pedindo um amor ou um casamento.
Uma das tradições mais curiosas é colocar a imagem do santo de cabeça para baixo até que o pedido seja atendido. Essa conexão com Santo Antônio dá ao Dia dos Namorados no Brasil um toque de tradição e esperança para aqueles em busca do amor.
Vale lembrar que “O Dia dos Namorados” é muito mais do que uma data para trocar presentes; é uma celebração global do amor e do afeto, cada um à sua maneira. Seja com um jantar romântico, uma carta carinhosa ou um simples gesto de carinho, o importante é celebrar o amor em todas as suas formas.
Então…
Feliz dia dos namorados! 💕
Redação: Celebra Goiás