Informação

O copo americano é brasileiro

O copo americano é brasileiro

No bar ou em casa, para tomar café ou uma cerveja bem gelada, o copo americano serve para tudo. São 190 ml de pura simplicidade e muita história.

De americano ele não tem nada…ou melhor não tinha. O copo foi criado em 1947 pela maior produtora de vidro do Brasil, a Nadir Figueiredo, depois de algumas mudanças no objetivo central da empresa, que já tinha produzido artigos dedicados à iluminação até munições em 1932.

O industrial queria garantir a segurança dos usuários mais atrapalhados e por isso criou um copo que fosse resistente. A máquina que produzia o objeto era importada dos Estados Unidos e por isso foi batizado de “Copo Americano”.

O utensílio se tornou um ícone e a última estimativa é de que mais de 6 bilhões já foram vendidos mundo a fora. Assim como o objeto, o criador dele, o sr. Nadir também tem sua importância para a história e cultura do país. Nadir Figueiredo dá nome a uma rua do bairro Vila Maria, em São Paulo.

E você deve estar se perguntando quando o copo se tornou “americano” de fato? Só em 2019 quando a H.I.G Capital, empresa de investimentos em ativos alternativos, adquiriu o controle da empresa Nadir Figueiredo.

Redação: Celebra Goiás
Imagens: Ilustrativa

Deixe um resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *