Duas das modalidades mais conhecidas para aquisição de imóveis utilizando recursos de terceiros são, sem dúvida, o financiamento bancário e as cartas de consórcio.
Porém, o que você deve considerar antes de optar por uma delas?
-No financiamento bancário, os prazos para pagamento do empréstimo costumam ser mais elastecidos, o que faz com que o valor das parcelas sejam menores. Além disso, no caso de o contratante desejar amortizar ou quitar o valor antes do prazo final, os juros futuros são totalmente retirados, pagando somente o valor principal da dívida. Normalmente nos financiamentos bancários também é preciso ter uma média de 20% do valor total do imóvel como entrada.
-Em relação ao consórcio, trata-se de uma modalidade muito recomendada a título de planejamento. Se você deseja comprar um imóvel num futuro próximo, ou se já comprou um imóvel na planta e precisará pagar a maior parte dele na entrega, o consórcio programado é uma boa opção.
Isso porque no consórcio é preciso que você seja contemplado para receber o recurso que está pleiteando, e essa contemplação se dá de duas formas: por lance, que é a oferta de um percentual do valor total da carta de crédito, e nesse caso o seu lance naquele mês precisa ser o “vencedor”, ou por sorteio. Portanto, se o seu horizonte de prazo é maior, você pode contar com a sorte de ser contemplado em um dos sorteios.
No consórcio, diferentemente do financiamento, os prazos totais costumam ser menores, o que onera a parcela. Além disso, não existem juros, apenas taxa de administração, que também são bem menores que as taxas praticadas nos financiamentos, porém em caso de amortização ou quitação antecipada, essa taxa não é retirada. Além disso, o seguro não é obrigatório e o percentual de “entrada” necessário dependerá do momento em que você for tentar a contemplação, uma vez que essa entrada será exatamente o lance que você irá ofertar para a contemplação da carta.
Você já utilizou uma dessas modalidades para adquirir imóveis?
Qual delas seria mais vantajosa para você hoje?
Saiba! Uma boa assessoria poderá te auxiliar a tomar a melhor decisão.