Uma das maiores empresas de pesquisas de mercado de viagens, turismo e hotelaria do mundo, a Phocuswright, perguntou, em 2019, a pessoas comuns o que as fazia escolher um destino. As respostas foram: conhecer novas culturas, visitar cenários naturais, se aventurar em atividades radicais e aprender algo novo.
E se existe um lugar onde é possível unir todos esses desejos, este lugar é o Brasil. O país tem 23 Patrimônios da Humanidade Cultural, Natural e Misto que são títulos dados pela UNESCO. E o estado de Goiás tem 3 desses Patrimônios em seu território.
Centro Histórico de Goiás – Antiga capital do estado
Desde 2001, as igrejas do Rosário, de Santa Bárbara, de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora da Abadia que compõem o Centro Histórico da cidade de Goiás, assim como os edifícios oficiais, como a Igreja Matriz de Santana, o Palácio do Governo (Conde dos Arcos), o Quartel do Vinte, a Casa de Fundição, a Casa de Câmara e Cadeia e o Chafariz de Cauda complementam a arquitetura da cidade são considerados Patrimônio Cultural Mundial.
Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas
Os dois parques nacionais foram declarados Patrimônio Natural da Humanidade em 2001. Eles são protegidos e considerados um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificados do mundo.
Distribuída entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança, a Chapada tem área de 240.611ha de cerrado e abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água e rochas com mais de um bilhão de anos.
O Parque Nacional das Emas possui área de 132 mil hectares de Cerrado, distribuída pelos municípios de Chapadão do Céu (GO), Mineiros (GO), Serranópolis (GO) e Costa Rica (MS).
Que tal arrumar as malas e conhecer um desses Patrimônios? Você
vai viver uma experiência incrível!
Foto: Divulgação
Redação: Celebra Goiás