Vem do mundo corporativo a expressão: “elogiar em público e criticar no particular”.
Mas a verdade é que no dia a dia as situações se invertem e só a crítica é feita. E isso acontece tanto no trabalho quanto na vida particular e ou social.
Os especialistas em comportamento são uníssonos em dizer que elogiar e ser elogiado faz bem. E mesmo que pareça demodê, não custa nada tentar.
Elogiar uma atitude positiva do funcionário na empresa, do colega de trabalho, do companheiro(a), do amigo(a) ou até mesmo de quem você não conhece pode colaborar para que aquela pessoa enxergue que é capaz de fazer algo que talvez ela mesmo não acredite.
Receber um elogio aumenta a autoestima, sentimento de pertencimento e satisfação, além de fortalecer as relações entre as pessoas e aprofundar os vínculos.
Quem oferece o elogio também tem suas recompensas. Observar e ressaltar atitudes ou características positivas do outro faz com que quem está elogiando possa diminuir o olhar negativo sobre o cenário em que vive e consequentemente sobre a vida.
Ou seja, elogiar só faz bem. Comece elogiando a si mesmo. Elogiando as suas características, capacidades e feitos. Você merece!
Foto: Banco de imagens
Redação: Celebra Goiás