
Cair já não é bom, e na terceira idade isso pode ser um agravante e até fatal.
O celebra trouxe algumas dicas que podem ajudar a reduzir e prevenir as quedas na terceira idade. De olho nas dicas!
-Incentive a prática de exercícios físicos regulares que fortaleçam os músculos e melhorem o equilíbrio.
-Verifique se a medicação do idoso não causa tonturas, vertigens ou qualquer efeito colateral que possa aumentar o risco de queda. Consulte um médico para ajustar a medicação, se necessário.
-Elimine possíveis obstáculos, tapetes soltos, fios elétricos espalhados e mantenha os corredores e áreas de circulação bem iluminados. Instale barras de apoio nos banheiros e corrimãos em escadas.
-Certifique-se de que o idoso use calçados confortáveis, com solas antiderrapantes e de bom ajuste, tanto dentro quanto fora de casa.
-Faça exames regulares de visão e audição para garantir que o idoso tenha óculos ou aparelhos auditivos atualizados, o que pode ajudar a prevenir quedas relacionadas a problemas de visão ou equilíbrio.
-Evite pisos molhados e escorregadios. Use tapetes antiderrapantes no banheiro e coloque tapetes de borracha nas áreas propensas a ficarem molhadas.
-Ofereça apoio ao idoso sempre que necessário, especialmente ao se levantar de uma cadeira, ao caminhar ou ao subir e descer escadas.
-Alguns medicamentos podem causar tontura ou vertigem como efeito colateral. Esteja atento a esses sinais e informe o médico sobre quaisquer sintomas.
Essas medidas podem ajudar a reduzir o risco de quedas em idosos, proporcionando um ambiente mais seguro e cuidados adequados para a prevenção de acidentes.
Foto: Banco de imagens
Redação: Celebra Goiás