Hoje, mergulhamos na inspiradora história da devoção ao Senhor Bom Jesus da Lapa, uma saga que começou com uma lavadeira visionária e culminou na grandiosa Catedral que conhecemos hoje.
Tudo começou com Maria Teresa de Jesus, carinhosamente chamada de Dona Terezona.
Imagine uma lavadeira de roupas encomendando uma estampa do Senhor Bom Jesus lá da Bahia! Ela, que morava na antiga Rua Nova (agora Rua 7 de Setembro), realizava suas novenas em casa e sem saber, plantou a semente de uma devoção que ecoa até hoje.
A festa tomou forma em 1913, pelas mãos do pároco Henrique Oliver Isquierdo, e ganhou um verdadeiro tempo de apoio liderado por Faustino Plácido do Nascimento. Novenas na rua, aumento de oração e uma capela nascendo no Largo Novo, que virou Largo do Bom Jesus e então a querida Praça Bom Jesus.
E a jornada não parou! A igreja cresceu com os fiéis, até se tornar a Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa. Um marco que acompanha a história de Anápolis, desde 1966, quando a Diocese foi criada. Hoje, essa bela catedral é um testemunho vivo do comprometimento da comunidade com sua fé e história.
A devoção ao Senhor Bom Jesus é também uma celebração da união e do legado.
Redação: Celebra Goiás
Foto: Arquivo Celebra Goiás