As ONGs (Organizações não governamentais) são entidades de natureza privada da sociedade civil, só que não têm fins lucrativos.
Essas organizações têm o propósito de defender e promover uma causa política que pode ser de qualquer tipo, como direitos humanos, direito animal, luta contra o racismo, defesa do meio ambiente, defesa dos imigrantes, entre outros.
Mas por que as ONGs surgiram? Quando uma organização dessa surge em algum lugar é porque o Estado deixou de cumprir seu papel como deveria.
Em alguns casos, investidores sociais doaram recursos para para governos de países pobres ou subdesenvolvidos, mas ao longo do tempo percebiam que esses valores não eram revertidos em bens e melhorias públicas. Fosse por incompetência, falta de lisura ou qualquer outro motivo.
Assim as ONGs cresceram em número e importância e se tornaram os principais locais onde filantropos, instituições e governos passaram a contar.
O papel dessas organizações na atual conjuntura é tão relevante que os países desenvolvidos ou em desenvolvimento cedem a elas o papel de lidar com questões que eles, os governos, não querem ou não conseguem tratar por falta de dados, engajamento ou competência.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) é uma fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento e mantém em seu site um Mapa das Organizações da Sociedade Civil.
Lá você pode acessar todas as entidades cadastradas que cumprem um papel muito importante para a sociedade. Acesse: mapaosc.ipea.gov.br e confira qual a ONG mais perto de você e participe como voluntário(a), doador(a) ou até mesmo usufruindo do serviço prestado.
Redação: Celebra Goiás
Foto: Banco de imagens