Se para convencer você a comer cenoura seus pais fizeram a fatídica pergunta: “Já viu coelho de óculos?”, eles tinham muita razão. Mas no caso, outros alimentos menos lúdicos também poderiam e podem ajudar a manter a saúde dos olhos.
Ao lado da famosa cenoura temos no grupo de vegetais e frutas o tomate, pimentão, morango, abóbora e milho. Eles são excelentes fontes de vitaminas A e C que reduzem o risco de doenças oculares.
No grupo dos legumes estão os feijões roxos, ervilhas pretas e lentilhas. Estas são boas fontes de flavonóides e zinco e podem proteger a retina e diminuir o risco de degeneração macular e catarata.
No grupo dos óleos, temos o de peixe, de semente de groselha negra e de linhaça. Esses super suplementos contêm Ômega 3 que são muito benéficos para a saúde, incluindo a prevenção e controle da síndrome do olho seco.
As sementes de girassol figuram sozinhas nesta lista porque são excelentes fontes de vitaminas E e Zinco. Elas ajudam a manter os olhos sadios.
Entre as proteínas, a carne vermelha também tem indicação positiva. Consumida com moderação ela ajuda na saúde ocular pois contém zinco, que ajuda o seu corpo a absorver vitamina A, e isso ajuda a reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade.
Redação: Celebra Goiás
Foto: Banco de imagem