“A preço de banana” é uma expressão que usamos para descrever algo que está sendo vendido por um valor muito baixo, geralmente significativamente abaixo do seu valor real. Mas de onde vem essa expressão tão curiosa?
A origem dessa expressão remonta ao século XIX, no Brasil. Naquela época, durante o auge da produção de banana no país, essa fruta era tão abundante que seu preço era extremamente baixo. Em algumas regiões, as bananas eram vendidas por valores tão irrisórios que chegavam a ser quase insignificantes. Isso fez com que a expressão “a preço de banana” surgisse como uma forma de descrever algo muito barato, comparável ao baixo custo das próprias bananas.
Hoje em dia, a expressão ainda é muito utilizada para se referir a produtos ou serviços que estão sendo vendidos por um preço muito abaixo do esperado, muitas vezes de forma vantajosa para o comprador.
Então, da próxima vez que ouvir alguém dizer que comprou algo “a preço de banana”, lembre-se da história por trás dessa expressão e do seu vínculo com a abundância e o baixo custo das bananas no passado brasileiro. E quem sabe, talvez você também encontre uma barganha “a preço de banana” por aí!
Redação: Celebra Goiás
Foto: Banco de imagens