Mudar a cor dos olhos pode parecer tentador, mas médicos advertem sobre os sérios riscos associados a ceratopigmentação, (tatuagem da córnea). A intervenção cirúrgica, feita por razões estéticas, pode causar danos irreversíveis à visão e deve ser realizada apenas sob estrita recomendação médica.
Mas o que é a ceratopigmentação? É uma técnica cirúrgica onde micropigmentos coloridos são implantados nas camadas internas da córnea para alterar sua coloração. Indicado, em alguns casos, para pacientes com cegueira permanente.
Porém o uso inadequado dessa técnica pode levar a lesões persistentes na córnea, infecções graves e aumento da pressão dentro do olho. Pacientes relatam dificuldade de enxergar, dor, ardência, aversão à luz e, em casos extremos, cegueira permanente.
Para quem busca mudar a cor dos olhos por motivos estéticos, médicos recomendam o uso de lentes de contato cosméticas. Lembrando sempre de consultar um oftalmologista para orientações seguras.
Agora, caso a ceratopigmentação seja necessária, é crucial que seja realizada em ambiente cirúrgico adequado, com acompanhamento pós-operatório e uso correto de colírios.
Antes de optar por procedimentos que possam afetar a saúde dos olhos, busque a orientação de um oftalmologista. Proteja sua visão e evite riscos desnecessários!
Fonte: Agência Brasil de notícias.
Foto: Divulgação