Informação

A origem da bandeira de Goiás

A origem da bandeira de Goiás

Apaixonado pelo estado de Goiás, o funcionário público e poeta Joaquim Bonifácio Gomes de Siqueira não contentou-se em apenas escrever poemas que exaltavam a sua terra.

Ele criou a bandeira que faria qualquer um reconhecer o estado de longe, afinal, as cores verde revelavam as matas e o amarelo, ouro em abundância no local. A constelação de Cruzeiro do Sul que foi muito importante na navegação, principalmente para os desbravadores em terras brasileiras também estão na bandeira.

Com esses elementos, o poeta Joaquim deu vida em 1919, um ano após o Arraial de Sant’Anna passar a ser chamado de Vila Boa de Goyas, à bandeira de Goiás.

Apesar de o nome do funcionário público Joaquim não ser muita conhecido entre o grande público, ele é muito lembrado e celebrado em eventos culturais do estado, principalmente por causa do seu poema, “Noites Goianas”, que se tornou um hino de louvor a Goiás depois que foi musicado por Joaquim Santana.

Se você ainda não ouviu Marcelo Barra, Maria Augusta Callado, Eli Camargo, Maria Eugênia e tantos outros cantores interpretando esses versos, não sabe o que está perdendo.

Foto: Banco de imagens
Redação: Celebra Goiás

Deixe um resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *