Informação

Da saudade à celebração. Saiba como é o dia de finados pelo mundo

Da saudade à celebração. Saiba como é o dia de finados pelo mundo

A celebração para lembrar-se daqueles que já se foram data por volta de 1030, na França. O dia foi instaurado pelo abade Odilon, de Cluny, expandindo-se, em pouco tempo, por todo o mundo católico como celebração de seus mortos.

É nesta data que os vivos ressignificam as memórias dos que já se foram.

No Brasil, os enlutados se comportam de forma mais reservada e ficam mais reflexivos. O dia é marcado por saudade e momentos de tristeza. A maioria das pessoas visita os túmulos, limpa e enfeita as lápides, coloca flores nestes locais e realiza missas ou celebrações.

Mas nem todas as culturas lembram dos seus entes queridos que já não estão mais aqui da mesma forma.

No México, por exemplo, a data é chamada de “Dia de los Muertos” e é um momento de muita festa. As comemorações começam em 31 de outubro e terminam em 02 de novembro. Eles se fantasiam, pintam o rosto, fazem altares e homenagem aos que partiram com suas comidas e bebidas preferidas.

Nos Estados Unidos os cristãos visitam cemitérios e acendem velas com os nomes dos falecidos e deixam sobre os túmulos.
Na Guatemala o Dia de Finados é celebrado em 1º de novembro, também conhecido como Dia de Todos os Santos. E de forma semelhante ao México, o momento é de alegria. Os locais limpam, decoram e cuidam dos túmulos.

Realizada em outra época do ano, início de abril, os chineses realizam na data o Festival Qingming que é uma tradição chinesa de reverência aos mortos. Nesta época eles visitam e limpam os túmulos, oferecem chás, comidas, incensos e ainda colocam alguns galhos de plantas sobre eles para pedir que seus familiares sejam abençoados.

Na Coréia do Sul os mortos são homenageados em um feriado nacional que começa no 15º dia do 8º mês do calendário lunar. O Chuseok – também conhecido como Hankawi é o dia em que os coreanos vão até os lugares onde seus entes e amigos foram consagrados e fazem cultos e orações.

Independente de qual lugar do mundo esse dia é celebrado, uma coisa todos têm em comum: O respeito à memória dos que já não estão entre nós.

Foto: Banco de imagens
Redação: Celebra Goiás

Deixe um resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *