Do Néctar ao Mel: Descubra o universo fascinante das abelhas!
Hoje, dia 03 de outubro, comemoramos o Dia Nacional das Abelhas.
A data tem o objetivo de homenagear e lembrar da importância que este pequeno inseto possui para o bem-estar dos seres humanos, sendo o único animal do planeta capaz de produzir o mel – considerada a primeira substância adocicada utilizada pelo homem na antiguidade.
Por isso o Celebra Goiás separou algumas curiosidades sobre esses “bichinhos voadores”.
1- Uma abelha produz, no máximo, cinco gramas de mel por ano. Mas para um quilo de mel, elas precisam colher o néctar de pelo menos cinco milhões de flores!
2- Produzir um grama de cera consome cerca de seis a sete gramas de mel. Imagine o esforço para construir suas colmeias!
3- A abelha rainha é uma verdadeira super mãe, colocando entre 2 mil a 5 mil ovos por dia! Uma incrível máquina de criar vida.
4- A Apicultura é a arte de tratar do cultivo de abelhas e da produção de mel e cera. Um ofício milenar que requer cuidado e amor às abelhas.
5- Diariamente, uma abelha visita cerca de 50 mil flores, buscando néctar e pólen. Incansáveis colecionadoras!
6- Incrivelmente, existem aproximadamente 20 mil espécies diferentes de abelhas, divididas em 10 famílias. Um universo de biodiversidade!
Resga, como elas trabalham hem?
Agora todas as vezes que você utilizar o mel para adoçar algum alimento, provavelmente você irá se lembrar dessas pequenas gigantes.
Foto: Banco de dados
Redação: Celebra Goiás